top of page
13802681_5337447.jpg

Meu jeito de trabalhar

Psicoterapia com Psicodrama

Vivemos relações que nos deixam felizes, mas também que podem gerar sofrimento emocional. Elas costumam dizer muito sobre nós, sobre nossos aprendizados afetivos e ações. Muitas vezes gostaríamos de estar no mundo de outra forma, nos posicionar de outro jeito, isto nem sempre é fácil. Algumas mudanças parecem demandar mexer em uma parte muito profunda em nós. 

Não a toa que uma das primeiras avaliações que faço é mapear a rede de relações. Este mapeamento também costuma ajudar a compreender e localizar os conflitos, sua relação com os sintomas apresentados e como o paciente responde a eles. 

Cada abordagem na psicologia tem uma visão sobre o ser humano e que influencia a forma de trabalhar. A que eu escolhi nos percebe como seres:

  • biológicos - temos um corpo que carrega a memória genética, mas também a memória inconsciente e consciente do que vivenciamos ao longo da vida.   

  • psíquicos - mente, cognição, emoções, mundo interno, subjetividade. 

  • sociais - relações, influência da cultura e meio que vivemos.

  • cósmicos - somos seres criadores e dotados de espontaneidade desde nosso nascimento. Vamos perdendo nossa espontaneidade na medida em que incorporamos as regras culturais/ sociais ou nos fixamos numa mesma resposta que foi dada a uma situação da vida e temos dificuldade de sair dela.  

Desta forma não só o quê está acontecendo com o corpo ou só com a mente dá conta de responder ao quê está acontecendo conosco. Faz-se necessário observar todas estas dimensões acima em interação e perceber como contribuem para nossa constituição enquanto sujeitos. Temos sofrimentos que são únicos e pessoais, mas que ao mesmo tempo falam do coletivo e das relações sociais que participamos.

 

A psicoterapia é um processo de criar pontes para descobrir  e  se  relacionar  com  uma  comunidade  que  existe  dentro  de  nós.  Há personagens  internos (ou partes de nós) que  vamos  gostar,  outras  nem  tanto,  mas  que  é  possível negociar, mediar conflitos, colaborar. Isto da mesma forma que no mundo externo. Isto só é possível com um trabalho em cooperação entre paciente e psicóloga numa relação de ajuda. 

É possível obter alívio de dores emocionais já nos primeiros atendimentos. Porém, as mudanças na nossa personalidade, no nosso jeito de ser, levam tempo para acontecer e, só acessando tanto nossas dores como nossos recursos relacionais é que podemos fazer mudanças.  

Na psicoterapia com olhar do psicodrama cada pessoa é percebida a partir das suas relações com o seu mundo interno e externo. Busca desenvolver a espontaneidade e criatividade, o reconhecimento de si próprio e dos outros em prol de relações mais saudáveis. Parte de um trabalho mais interativo e vivencial, utilizando-se do corpo, da ação e não só da fala.

Quanto às técnicas utilizadas nas sessões: Não utilizo nenhuma técnica que não seja reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia e que não seja embasada em uma teoria científica.

 

Espero ter conseguido dar uma visão mais geral do como eu trabalho, e se você se identifica com esta visão de ser humano ficarei muito feliz em trabalharmos juntos e poder colaborar com o seu desenvolvimento pessoal e saúde mental. 

Synara de Almeida | Psicóloga

CRP 01/20870

Consultório: Centro Empresarial Brasília - SRTVS, Q 701. Ao lado do Venâncio Shopping.

Contato: +55 61 9.9688.0625

bottom of page