Psicoterapia Online: o que é, vantagens, mitos e casos não indicados
- Synara de Almeida
- 7 de fev. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 6 de mar. de 2023
A partir de 2020 vivenciamos uma aceleração de mudanças na nossa rotina e cultura a partir das soluções que as tecnologias e internet ofereceram. Uma delas foi o tele-atendimento, também chamado de atendimento online, teleterapia, terapia eletrônica, e-terapia.
Neste modelo o profissional utiliza a internet para realizar os atendimentos e as sessões com pacientes, pode utilizar plataformas como email, chamadas de vídeo, mensagens de texto, bate-papo online, mensagens ou telefonemas. O mais comum são os atendimentos realizados em tempo real por vídeo.
Na psicologia já existiam profissionais que atendiam online antes de 2020, quando a pandemia fez com que muitos profissionais ofertassem este tipo de atendimento. Desde 2000 o Conselho Federal de Psicologia (CFP) já vinha realizando estudos no país sobre o atendimento online realizado por psicólogos o que permitiu que quando a oferta do serviço fosse ampliada existisse bastante embasamento teórico.

Vantagens da psicoterapia online
Privacidade - há pessoas quê não querem falar abertamente que estão em psicoterapia ainda por uma questão de estigma em relação à saúde mental ou mesmo questão de discrição e o online facilita manter o anonimato;
Conforto - fazer sessões de onde você estiver, inclusive da sua casa.
Menos gasto com deslocamento até o consultório.
Ganha tempo pois evita deslocamentos desnecessários;
Poder viajar ou mudar de cidade, até de país sem se preocupar em ter que encontrar outro profissional para atender;
Acesso. O profissional não precisa ser da sua cidade para atendê-lo;
Atendimento pela internet é tão eficiente quanto o presencial, segundo pesquisas recentes;
Segurança neste período de pandemia Covid 19 e outros vírus que de tempos em tempos circulam por aí.
Mitos da psicoterapia Online
Não funciona - Um estudo realizado pela Universidade de Minnesota (EUA) comprovou que a psicoterapia online apresenta o mesmo resultado da presencial, além de beneficiar quem não tem acesso ao serviço presencial por questões como localidade, limitação física ou algum tipo de fobia social. Não tenha receio e teste uma sessão para perceber os resultados.
Não é seguro - Por ser um modelo aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia, os profissionais devem respeitar o código de ética e a lei. O que garante sigilo, inclusive nas sessões virtuais. Todo psicólogo ao se apresentar publicamente precisa divulgar o seu número de registro profissional, pelo qual é fiscalizado e assume as exigências para exercício da profissão. Fique atento a este detalhe.
O vínculo é mais difícil - É possível desenvolver um bom vínculo mesmo no ambiente mediado pela tecnologia. A relação entre o psicólogo e o paciente acontece da mesma forma que no ambiente presencial. Caso você não se sinta a vontade este é um bom assunto para ser conversado na terapia. O não se identificar com o psicólogo ou com a abordagem pode acontecer mesmo no presencial, busque outros profissionais, tenho certeza que você achará alguém em que a relação de ajuda seja possível.
Casos não indicados
O Conselho Federal de Psicologia estabeleceu como inadequado o atendimento psicológico online de pessoas e grupos em situação de urgência e emergência, situação de emergência e desastres, bem como em situação de violação de direitos ou de violência.
Como ter uma melhor experiencia no online
O paciente precisa ficar atento a:
Estar em um ambiente que não tenha interferências externas (excesso de ruído, animais de estimação, circulação de outras pessoas, etc.).
Cuidar para que as pessoas não interrompam;
A responsabilidade do sigilo profissional é compartilhada entre paciente e psicólogo;
Ter um bom antivírus e internet de qualidade;
Fazer utilização de fones de ouvido.
Ligue seu computador com antecedência, alguns equipamentos precisam de um tempo para entrar em pleno funcionamento.
Escolher um espaço onde possa apoiar seu computador ou celular e ficar com seu corpo confortável. Fique de preferencia sentado uma vez que seu corpo precisa estar em prontidão para este momento.
Se prepare e se organize para o seu atendimento, este é o seu momento de autocuidado. Algumas pessoas gostam de fazer anotações e providenciam papel e caneta, outras levam água ou café, o importante é que você já nesta preparação cuide do seu bem estar na medida do possível.